PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

 

      A Programação Neurolinguística ou PNL é um corpo de conhecimentos que pretende desenvolver um estado de excelência buscando aprimorar sua comunicação facilitando o atingimento  de metas de superação.
Ela é baseada no progmatismo, obtenção de resultados, programação. Dessa forma podemos fazer uma analogia computacional para a mente humana, sendo o cérebro como um hardware e a  mente e os pensamentos como um software. Dessa forma poderíamos falar de uma mente reprogramada, um padrão criado num passado baseado em crenças,  se tornarem impróprios para um tempo presente;  Portanto o REPROGRAMAR seria ajudar uma pessoa a modificar os seus padrões mentais.
A PNL auxilia a percebermos a diferença entre o mundo real e o mundo percebido nas referências dos cinco sentidos. Um mesmo estímulo percebido pode se transformar em comportamentos diferentes por várias pessoas.      Ex: Um esquimó percebe o gelo e a neve de forma diferente de uma pessoa urbana. Ele vive em outro mundo subjetivo.
Portanto a PNL juntou vários conceitos da teoria da Comunicação, da Linguística, da Cibernética, da Gestalt, da Hipnose Ericksoniana, da Neurociência para explicar a “caixa preta” da mente humana e assim tentar entender como mudar o comportamento humano a partir da comunicação interna e externa ou de como poder se comunicar “consigo mesmo” e com o mundo exterior.

 

      Princípios fundamentais:

 

– As pessoas respondem a sua experiência e não à realidade”.
– Ter uma escolha é melhor do que não ter a escolha.
– As pessoas fazem as melhores escolhas que podem no momento.
– Todas as ações tem um propósito.
– Todo comportamento tem uma intenção positiva.
– A mente inconsciente contra balança a consciente.
– Já possuímos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.
– Mente e corpo formam um sistema, são expressões diferentes da mesma pessoa.
– Processamos todas as informações através de nossos sentidos.
– Se quiser compreender, aja.